😱 😱 Se você está na praia e nota um lugar estranho sem ondas, 😱 😨 é melhor ficar longe 😲 Veja o porquê: 👇 👇 👇
Na foto, você vê uma corrente de retorno.
Essas correntes podem levar até os nadadores mais experientes para o mar a uma velocidade tal que até mesmo um atleta olímpico teria dificuldade em voltar para a costa.
As correntes de retorno (corrente de retorno, corrente de arrebentação) são responsáveis por quase 80% dos casos de afogamento em ambientes marinhos.
Na verdade, devido às chamadas correntes de retorno, as pessoas podem se afogar 80% mais frequentemente do que em outros casos. A pressão em um lugar assim aumenta drasticamente.
Se você se encontrar em uma corrente desse tipo, é importante manter a calma. Não tente voltar imediatamente para a costa; em vez disso, nade horizontalmente, paralelamente à costa, para sair da área da corrente, pois você gastará toda a sua energia sem conseguir sair da água.
Assim que sair da corrente, você pode nadar em direção à costa, mas em um ângulo.
Para reconhecer melhor uma corrente perigosa, aprenda a notar sinais como água turva ou áreas onde as ondas parecem diferentes.
Também é útil conhecer as bandeiras de segurança na praia: uma bandeira vermelha significa que não é permitido nadar naquele local, enquanto uma bandeira amarela sinaliza que é preciso ter cuidado.
Tente sempre nadar em áreas onde há salva-vidas e não hesite em pedir conselhos a eles.
Compartilhe essas informações com sua família e amigos para garantir a segurança deles durante as visitas à praia.